segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Tudo o que vivi

A morte chegou como um abraço. Tudo que eu já havia visto, reapareceu perante meus olhos e, depois, desapareceu, num estalar de dedos. Revi meus pais, carinhosos e austeros. Meus irmãos que, apesar de eu amá-los, sempre me foram desagradáveis. E o meu primeiro amor. Como todos os outros, foi intenso. Mas, por ser o primeiro, foi mais ainda. Eu não sabia de nada. Nem ela também. Sua alma punha suas garras em mim, me dominando e infectando, como a maior de todas as doenças, cuja cura era somente outra doença, similar e mais mortal. Meu primeiro casamento foi lindo, mas pouco duradouro. Tivemos filhos, que morreram ao nascer. Nossa relação se desgastou como um fósforo. Separamo-nos em bons termos, mas nunca mais tornamos a nos ver. Casei-me novamente depois de algum tempo. Essa, sim, foi a mulher certa para mim. Tivemos filhos, finalmente. Ela não foi minha primeira, nem eu fui o seu. Nossos filhos eram em três. Um número forte e triangular. Cada um fez faculdade, como bem quis e sucedeu na carreira que escolheu. À essa altura do campeonato, eu já estava velho. Já tinha sete netos. E minha esposa, já doente, faleceu. Era nova, mas com experiência suficiente para duas vidas. E meus filhos, como bem eu lhes mandei, cuidaram de mim até hoje, que foi o fim dos meus dias. Minha vida foi curta e passageira; fiz tudo rápido demais. Mas, não me arrependo de nada. As vidas que vivi, como trabalhador (incontáveis vezes), como marido (duas vezes) e como pai (três vezes), agora me servem apenas de lembrança. Espero que minha história, assim como meu legado, se perpetue para a eternidade. Se lembrarão de mim, será? Penso em como serei esquecido. Todos os meus amigos estão mortos, mas meus filhos me amavam. Agora, só eles se lembram de mim. E, assim, eu me vou. Abraçado àquela que, como amiga, veio me levar ao encontro da minha gloriosa esposa, que há tanto me deixou. A morte me veio, realmente, como um abraço, aliviando toda a dor e o pesar, me fornecendo nada além de um ombro para chorar e agradecer, pois a minha vida foi preciosa para todos os que me conheceram, porque eu mudei vidas, assim como mudaram a minha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas [des]ocupações mais valorosas...