sábado, 20 de abril de 2013

Queísmo(s)

   Quem não sabe o que é por um "que" no meio da frase, sem necessidade (podendo fazer outra construção gramatical), não sabe o que é ser vida louca. Toda a nossa vida, somos ensinados a destruir e remontar. O que há de errado com uma simples partícula "que"? É feio dizer? É feio dizer em voz alta? É uma má construção?
   Sei lá. Acho legal. Acho bonito. Acho necessário. Por que eu repeti tantos "acho"s? Penso que é porque estava dando minha opinião. E por qual motivo eu não fiz isso em uma só frase? Acho esquisito. É um problema de gradatividade, segundo minha professora. Eu cresço a frase. E quebro. Volto. E continuo. Incessantemente, neste mecanismo. Fiz de novo, veem? Algo que poderia ser junto, eu quebrei e mantive separado. Embora as partículas tenham necessidade de se aderir, eu preferi não o fazê-lo.
   Você pode achar que sou louco e tenho algum problema, mas esse sou eu. Meus problemas são meus, apenas. E quem é você para resolvê-los? Gramático? Pois sou linguista. A norma culta é divertida, mas tem seus momentos. E há, também, o momento da língua.
   Ela é como um organismo vivo. Nasce de uma letra, que aceita casar-se com outra(s) letra(s) e forma um radical. Toma como acessórios os fixos (prefixos, infixos e sufixos), para mudar-se, de maneira geral. Assim como na vida. Comprar uma bolsa não te deixa mais feliz ou mais bonita. Mas, é exatamente isso, ela te deixa de outra forma, meio inexplicável, aparentemente mais atraente. O que é você, pra me dizer o que eu posso ou não fazer?
   Torno necessário tomar mais um tempo pra dizer que eu escolho muito bem minhas palavras. E o "que", só me vem naturalmente. Vejo que na linguagem falada, não há problemas em por, em todo lugar, um simples "que". Todavia, a língua escrita possui diferenças absolutas no sentido que: você não pode se repetir. E por que não repetir?
   "Eu te amo, mesmo que seja loucura. E o que eu quero dizer com isso?" A primeira frase podia ser reescrita. Mas, cadê a disposição? Além do mais, se o sentimento fica bem registrado, pra quê mudar?
   É natural, vem de dentro, um fogo intenso, eterno sentimento, botar um "que", só é sinal de que sou brasileiro, converso e aprendo a língua, com um cheiro de veneno, me entorpecendo. E é assim que vou me esquecendo que a originalidade faz bem e nos torna únicos no mundo. Mas, será que vale tanta discussão acerca de um simples "que"?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Minhas [des]ocupações mais valorosas...