terça-feira, 8 de maio de 2012

Nomes

Sabe o que é um nome? Um nome é uma palavra, seja ela comum, ou não, usada para identificar uma "coisa". Qualquer que seja essa coisa, ela tem um nome. Mesmo que não existisse, ela teria um nome, como é o caso, do vazio. O vazio, por exemplo, tem mais de um nome, até. Chamamos o vazio de vácuo ou ausência.

Eu tenho um nome, que é como todos me chamam e eu respondo. Mas, eu tenho mais de um nome, já que mais de uma pessoa me conhece e, cada uma, de uma maneira diferente. Eu me mostro, ou sou percebido, de forma diferente por cada pessoa, já que cada ser vivo, possui visão distinta da realidade.

Mas você, leitor, sabe (ao menos) o que é um nome verdadeiro? Este é um conceito deveras complexo para a maioria das pessoas. Um nome verdadeiro é um "termo" usado para identificar a essência das pessoas. O nome verdadeiro diz respeito ao âmago de cada um, podendo ser uma palavra, uma frase ou (quem sabe) um texto inteiro. Cada ser vivo é tão complexo quanto seu nome verdadeiro, que pode ser facilmente decodificado ou uma "pedra de roseta", que pode ajudar a entender o resto das pessoas. Mas, como o próprio âmago de cada um, este "termo" é mutável.

No mundo antigo, costumava-se dizer que "os nomes tem poder", em concordância ao "termo". Porém, já há alguns séculos, um grande dramaturgo, quebrou este paradigma. Shakespeare era seu nome, e ele me fez compreender algo, muito importante. Nomes não importam, na verdade, pois "uma rosa, como qualquer outra, mesmo que possuísse outro nome possuiria, ainda assim, o mesmo aroma".

Um comentário:

  1. Que texto bonito, Vitor.

    Eis aí o que move o Homem: perguntas... mesmo que o levem às mais simples e pueris das respostas.

    =D

    ResponderExcluir

Minhas [des]ocupações mais valorosas...